top of page

Você sabia que esses filmes foram baseados em livros de grande sucesso?

  • Foto do escritor: Eduardo Alves
    Eduardo Alves
  • 30 de set.
  • 3 min de leitura

Por Yasmim Oliveira de Souza, aluna da 2ª série do EM.


Você sabia que mais da metade dos brasileiros não lê nenhum livro por ano? Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024, 53% da população não teve contato com livros (nem impresso nem digital) nos três meses anteriores à pesquisa. Isso significa que apenas 47% leem pelo menos um livro nesse período, e a média nacional é de apenas 3,96 livros por pessoa ao ano, sendo que pouco mais de dois são lidos até o fim.

  Por isso hoje eu vou te mostrar alguns filmes que talvez você não saiba que foram baseados em grandes livros. Algumas dessas obras você pode até já ter assistido. 


Cidade de Deus:

ree

Foi um livro publicado em 1997, feito pelo escritor Paulo Lins, nesse livro ele quis retratar a vida na favela, Cidade de Deus no Rio de Janeiro onde ele cresceu, a obra mistura ficção e realidade, mostrando a violência, o tráfico e a vida dos moradores na década de 1990, a maior parte do material utilizado para escrevê-lo  foi coletado durante oito anos (entre 1986 e 1993). anos mais tarde virou filme Cidade de Deus(2002) dirigido por Fernando meirelles e Kátia Lund, que fez sucesso no mundo todo e até foi indicado ao Oscar.



Capitães da areia:

ree

Esse livro é um romance escrito por Jorge Amado publicado em 1937, que retrata a vida de um grupo de meninos abandonados, que crescem nas ruas de Salvador, Bahia, vivendo num ambiente hostil e roubando para poderem sobreviver, e são chamados de capitães da areia. Foi uma obra super polêmica na época, chegou a ser censurada e queimada em praça pública pelo Estado Novo de Getúlio Vargas. a adaptação veio bem tarde só em 2011, e foi dirigida por cecília Amado, neta do autor, o filme tenta manter o espírito do livro, mostrando a realidade triste e precária dos meninos, mas também a amizade e a poesia desses meninos esquecidos pela sociedade  


O Auto da Compadecida:


ree

Esta obra é uma peça teatral, escrita pelo Ariano Suassuna em 1955, a sua primeira encenação aconteceu em 1956, no recife em pernambuco. A história se passa no Nordeste do Brasil e mistura drama com muito humor, inspirado na tradição da literatura de cordel. A obra junta cultura popular com elementos da religião, criando uma mistura única que é divertida e cheia de significado. A obra ganhou adaptação para o cinema em 2000, dirigida por Guel Arraes, e se tornou um dos filmes brasileiros mais amados, mostrando que a literatura pode atravessar o tempo e se transformar em experiências visuais que alcançam ainda mais pessoas.


Meu pé de laranja lima:

ree

É um romance escrito por José Mauro de Vasconcelos, o livro foi publicado pela primeira vez em 1968 e foi muito usado em escolas primárias aqui no Brasil e foi traduzido e publicado nos EUA, Europa e Ásia. O livro acompanha um menino muito travesso que acaba ficando muito tempo sozinho e encontra consolo na amizade com seu pé de laranja lima. a obra mistura infância  e superação tocando leitores de todas as idades, a obra ganhou vida em sua primeira adaptação nos cinemas em 1970 dirigido por Aurélio Teixeira  e a segunda em 2013 dirigido por Marcos Bernstein.



Enfim, essas são algumas obras incríveis que vale a pena você assistir ou ler os livros, e se você já conhecia esses filmes e não sabia que vieram de livros, estou te mostrando que você está mais ligado a literatura brasileira do que você pensa, e a experiência da leitura  vai além da tela, o livro nos permite entrar nos detalhes, emoções e contextos que o cinema não consegue alcançar totalmente, o livro oferece uma experiência completa da história.

  Os números mostram que metade dos brasileiros não lê nenhum livro por ano, mas isso não significa que todos fiquem fora do mundo da literatura.




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page